Com 35 anos de uma carreira consolidada e respeitada no Brasil e no mundo, os Racionais MC’s irão receber uma homenagem que ressalta a importância de seu trabalho para a arte e a cultura brasileiras.
O grupo, formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock irá receber o título de doutor honoris causa na Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, honraria concedida a pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes.
Formado na Zona Sul de São Paulo, os Racionais MCs foram reconhecidos nacionalmente em 1997, com o disco Sobrevivendo no Inferno, considerado uma obra prima do rap nacional, com letras que abordam a realidade das periferias de São Paulo. O álbum, desde 2018, faz parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular da entidade, a primeira vez em que um disco de música fez parte deste rol. Com o título de doutor honoris causa, os Racionais tornam-se os primeiros intelectuais negros e periféricos, e também os primeiros músicos, contemplados pela honraria na Unicamp.
“Se sentir acolhido e se sentir respeitado leva tempo. Às vezes também não vem na Juventude, quando você tem todas as qualidades do jovem, mas vem quando você começa a ficar mais velho”, afirmou Mano Brown.
Ouça a matéria.
A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.