Dengue exige atenção: saiba identificar os sintomas
Os casos de dengue no Brasil deram um salto nas primeiras semanas de 2024. De acordo com o Ministério da Saúde, o país atingiu 512 mil casos de dengue neste ano, o que representa quase quatro vezes mais do que os registrados no mesmo período de 2023.
Em São Paulo, o número de mortes por dengue neste ano subiu para 11, de acordo com a última atualização do painel da Secretaria da Saúde sobre a doença. Segundo a pasta, há 51.175 casos confirmados. Entre os infectados, 72 apresentam sintomas graves da doença e 868 estão em alerta. Há ainda 39.048 casos em investigação. 56.933 já foram descartados.
A médica sanitarista Karina Calife explica que a dengue traz sintomas fortes, mas o tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequado. “É preciso ficar em alerta com a doença. São várias coisas importantes, mas os sintomas normalmente envolvem muita dor de cabeça, uma dor como se fosse atrás dos olhos, febre alta – que pode ser persistente-, náuseas e vômitos frequentes, por isso é muito importante a hidratação, diarreia forte, pressão baixa, manchinhas na pele e dores nas articulações”, disse.
O estado de São Paulo mantém estocadas há uma semana as 79,6 mil doses de vacina contra a doença enviadas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes têm como público-alvo crianças de 10 a 11 anos de idade.
Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo
A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.