Comunidade LGBTQIAP+ conquista o próprio mutirão de emprego

As pessoas trans e travestis, foram prioridades no evento, que ofertou mais de 200 vagas trabalho

Por Romulo Bonfim

O mutirão de emprego oferece mais de 200 oportunidades de trabalho, especialmente para pessoas trans e travestis, com faixa salarial que oscila entre R$ 1.770,00 e pode chegar até R$ 4.000,00, dependendo da função. Os cargos oferecidos são de atendentes, motoristas, designer de produtos, farmacêuticos e muitos outros.
O evento reuniu cerca de 300 pessoas interessadas em preencher as vagas, disponibilizadas por uma rede de farmácias, no CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), centro da capital paulista, em 08 de fevereiro.
A estudante Gabriela Emidio, incentivada pelos pais, compareceu ao mutirão confiante de conquistar uma das vagas e, desta forma, ingressar no mercado de trabalho.
“Fiquei sabendo do mutirão através dos meus pais. Vim fazer a entrevista e quero mostrar o meu talento e minha proatividade para a empresa”, comenta Gabriela.
A ação foi realizada pela Coordenação de Políticas para LGBTI+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Segundo o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior, o CAT desenvolve um trabalho de conscientização com as empresas parceiras, para gerar oportunidades profissionais ao público LGBT+.
“O CAT fala com o RH de todas as empresas e faz a sensibilização para podermos ter mais trans, travestis, gays, lésbicas, negros, pessoas com deficiência e assim ter um público diverso”, declara Armando.
Mais mutirões de emprego
Outro mutirão está marcado para acontecer, desta vez, além de priorizar a comunidade LGBTQIA+, favorecerá os concorrentes que não foram contemplados com as vagas na primeira seleção. Cinquenta empresas confirmaram a participação no evento, previsto para ocorrer no próximo dia 20 de fevereiro, na Praça das Artes, em São Paulo.
A Coordenadora Municipal da Diversidade de São Paulo, Léo Áquilla, considera fundamental a participação das empresas na iniciativa e deseja que todas as pessoas participantes do mutirão, sejam empregadas.
“Já temos cinquenta empresas e queremos trazer outras mais. Acredito que hoje preencheremos todas as 250 vagas, além dos quatro mutirões que estão no meu radar”, afirma Áquilla.

A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: