Governo antecipa vacinação contra gripe para 25 de março
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar no dia 25 de março. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A pasta destaca que negociou a entrega antecipada das doses, que estão previstas para serem distribuídas aos estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul a partir do dia 20 de março.
O médico infectologista Marcos Caseiro explica que os munícios da região Norte do país já realizaram a imunização entre novembro e dezembro do ano passado, atendendo às particularidades climáticas da região.
“A novidade é que Ministério da Saúde adiantou a vacina da influenza que se iniciará agora no dia 25 de março para todos os estados da federação, com exceção da região por conta da diferença climática. O inverno na região é diferente em relação ao resto do país, portanto, as pessoas já foram imunizadas em novembro e dezembro do ano passado. Com o início da campanha em todo o país, os grupos mais vulnerários, que são os idosos, gestante, indivíduos com comorbidades e privados de liberdade, serão prioritários. Cerca de 80 milhões de brasileiros devem receber as doses contra a influenza. Fique atento ao calendário e vacine-se”, alerta Caseiro.
De acordo com o ministério, a vacina previne contra os vírus que geralmente começam a circular no país nos meses de maio, junho e julho. A dose utilizada é a trivalente e, portanto, conta com três tipos de cepas combinadas, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. O Ministério informa ainda que a vacina contra a influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo
A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.