O verão está chegando e muitas dúvidas surgem sobre os benefícios ou malefícios de tomar sol neste período. O médico Drauzio Varella ressalta que tomar sol é essencial para saúde.
Porém, ele também destaca a necessidade de tomar os devidos cuidados para que o excesso de sol, principalmente fora dos horários recomendados, possa prejudicar a saúde.
Dentre os prejuízos de ficar sem tomar o sol ele ressalta: o enfraquecimento dos ossos, dificuldade para dormir, depressão e baixa imunidade. Além de uma série de outros riscos à saúde que podem sem provocados pela falta da luz solar.
Segundo Drauzio, tomar sol é essencial para a produção de vitamina D e prevenção de doenças, além disso a luz solar ajuda a regular o relógio biológico mostrando ao organismo quando está na hora de acordar ou de ir para cama.
Ele explica que o sol também transforma a melatonina, hormônio produzido durante o sono em serotonina, aquele que provoca a sensação de felicidade e bem estar.
Por outro lado, Drauzio ressalta que o excesso de sol nunca é recomendado. “A dica é dar preferência para os horários antes das 10h ou depois das 16h, quando os raios ultravioletas não estão tão intensos”, afirma o médico.
Sobre o uso do filtro solar, ele afirma que o fator de prevenção indicado pelos dermatologistas é de no mínimo 30, e que a aplicação deve ser feita de 15 a 30 minutos antes de sair ao sol e deve ser reforçada a cada duas horas.