Conheça os Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO)

Os Centros de Convivência e Cooperativas são equipamentos público do município instalados preferencialmente dentro de Parques Públicos, Centros Esportivos, Centros Comunitários e praças públicas municipais abertos a população.

Seu objetivo é favorecer a aproximação e convivência entre a população geral, em toda sua diversidade, idosos, pessoas com transtornos mentais, com deficiências, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outras.

Para favorecer essa convivência, o Cecco é composto por uma equipe multidisciplicar formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentre outros.

No local são realizadas oficinas geralmente dirigidas à aprendizagem de um ofício, mas com a finalidade principal de construir novas relações de convivência entre pessoas marcadas por histórias de exclusão e marginalização com o restante da população.

Existem 24 CECCOs na cidade de São Paulo. De acordo com a Prefeitura, esses equipamentos são um pólo de comunicação entre diversos serviços (UBS, CAPS, Hospitais, dentre outros). O cuidado com o sofrimento psíquico, antes subordinado à rede de psiquiatria, passou a se estender para a comunidade, a partir da instalação desse serviço nos espaços públicos.

Entre as oficinas e atividades realizadas pelo equipamento estão atividades físicas e práticas integrativas e complementares em saúde como tai- chi- chuan, yoga, dança circular, dança livre, jogos e brincadeiras, caminhada; Atividades artísticas e artesanais: crochê, tricot, bordado, tapeçaria, pintura em tela, artesanatos; Atividades sócio culturais: passeios culturais, roda de estória, roda de música, cinema, exposições e atividades culinárias.

Abertos de segunda à sexta-feira. O serviço funciona em regime de porta-aberta, não é preciso fazer o agendamento ou encaminhamento, porém o local também pode receber encaminhamentos da rede de saúde para casos já acompanhados.

Veja a relação de endereços dos Centros de Convivência e Cooperativa existentes na Zona Sul.

CECCO Campo Limpo

Av. Carlos Lacerda, 678 – Campo Limpo Telefone: 5842-9116

CECCO Santo Dias

Travessa Jasmim da Beirada, 71 – Capão Redondo 5821-8950 / 5821-2220

CECCO Guarapiranga

Estrada de Guarapiranga, 575 – Pq. Alves De Lima 5515-1696

CECCO Interlagos

Av. Atlântica, 4988 – Interlagos 5666-7166

CECCO Santo Amaro

Rua Padre José Maria, 555 – Santo Amaro 5521-5538/ 5523-4572

A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto A cultura da live. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Conheça os Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO)