São Paulo tem mais de 100 parques como opção de lazer

Os parques são uma ótima opção de refúgio para um momento de lazer e contato com a natureza em meio a correria  do dia a dia e do excesso de concreto da capital paulista.

A pandemia fez com que uma parte significativa da população passasse a dar mais valor a espaços abertos e ao contato com lugares como parques e praças, áreas verdes.

Existem em São Paulo 106 parques municipais e estaduais espalhados pela cidade. São menos de 12m2 de área verde por habitante, número abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

O acesso aos parques são livres e gratuitos, o horário de funcionamento depende da administração de cada área, mas normalmente iniciam cedo, antes das 7h e finalizam entre 18h e 20h.

Cada parque possui um conselho gestor; os parques municipais de São Paulo estão em processo de eleição.   O Conselho gestor dor parques foi criado em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, o cadastro para participar das eleições do segmento frequentador dos Conselhos Gestores dos Parques Municipais teve início no dia 7 de março. As eleições ocorrerão online por meio do site svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br, entre os dias 14 e 20 de março. Para votar, é necessário ter mais de 16 anos e ser frequentador dos parques.

Veja a relação de parques na zona sul:

Parque do Ibirapuera

Parque da Independência

Parque Estadual Fontes do Ipiranga

Jardim Botânico de São Paulo

Parque Zoológico de São Paulo

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Ecológico do Guarapiranga.

Parque Guarapiranga

Parque Santo Dias

Parque Severo Gomes

Parque Lina e Paulo Raia

Parque Nabuco

Parque Comandante Jacques Cousteau

APA – Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia

A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto A cultura da live. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: São Paulo tem mais de 100 parques como opção de lazer