Prefeitura de São Paulo fará busca ativa por crianças não vacinadas

A Secretaria Municipal da Saúde inicia, na próxima segunda-feira (21/2), uma busca ativa nas escolas municipais por crianças que ainda não se vacinaram contra a Covid-19.

O objetivo é intensificar a imunização do público infantil, com aplicação da primeira dose e também da segunda dose para aqueles que já foram vacinados e cumpriram o prazo estipulado entre as doses.

Segundo a secretaria, maioria das crianças na faixa etária de 5 a 6 anos concentra-se nas escolas municipais. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já estão preparadas para realizar a imunização nas instituições de ensino da rede municipal e continuar com o atendimento nas unidades.

A ação contará com o apoio de técnicos da Vigilância em Saúde da secretaria que estão aptos a aplicar as vacinas. As crianças de 5 anos, que são vacinadas exclusivamente com doses da Pfizer pediátrica, precisam esperar 56 dias ou oito semanas para a segunda dose.

Já as crianças dos 6 aos 11 anos que tomaram a primeira dose da Pfizer também tem de aguardar esse mesmo intervalo. Para aqueles que tomaram Coronavac, o intervalo é de 28 dias.

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta quinta-feira (17/2), a capital paulista totaliza 41.005 vítimas da Covid-19 e 1.837.534 confirmados de infecções pela Covid-19.

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (17/2), é de 61,1%. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 56,7%.

No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 63,1% e em 52,6% em leitos de enfermaria. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

REPORTAGEM POR MÁRCIA BRASIL

A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto A cultura da live. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Prefeitura fará busca ativa por crianças não vacinadas