A professora Melinda Mandelbaum, fala sobre papel da mulher na história e sua inserçao no mercado de trabalho.
A Rádio ONDA vem aqui homenagear as mulheres nesse mês de março.
A melhor maneira de homenagear as mulheres é lembrar de seu papel na história.
Quem explica o papel da mulher na história é a professora Melinda Mandelbaum em depoimento a Casa do Saber.
A partir de meados do século vinte, no período das duas grandes guerras, por diversos fatores que envolveram inclusive a necessidade da mulher sair pro mercado de trabalho, seja porque o homem foi lutar nos campos de batalha ou morreu nos campos de batalha ou esteve ausente da sua casa, mas também porque a própria máquina de guerra, acabou demandando uma maior produção em vários sentidos, de alguma maneira a mulher foi demandada também aí pro mercado de trabalho.
No caso do Brasil eu acho que a gente precisa sempre lembrar que a entrada da mulher no mercado de trabalho principalmente das classes médias, urbanas, porque a mulher pobre no Brasil sempre teve que trabalhar, né?
Sempre trabalhou nos meios rurais, ou como empregadas domésticas grande parte, então, em trabalhos precários.
Sem uma formalidade, ou sem garantias ligadas ao trabalho.
E também porque de alguma maneira muitas vezes em muitas e muitas famílias brasileiras pobres, a mulher se tornou chefe de família, quer dizer, não teve um companheiro ou um marido ou um pai com maior estabilidade e presente.” afirma.
A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto O Movimento Hip Hop e os Narradores Urbanos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.