Deputado estadual recém eleito fala sobre possibilidade de Privatização da Sabesp
Para o parlamentar Antonio Donato, a privatização da rede de água e esgoto em São Paulo vai na contramão da experiência internacional que têm recuado e reestatizado o serviço de saneamento.
Por Diane Costa
A privatização da empresa de água e esgoto de São Paulo Sabesp é um tema que ressurge com a nova gestão para governo de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos). Assembleia Legislativa já vem debatendo este tema desde maio do ano passado, quando foi criada a Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp. O deputado recém eleito Antônio Donato fala sobre o tema. De acordo com ele a privatização da rede de água e esgoto vai na contramão da experiência internacional. As grandes cidades que privatizaram o serviço de saneamento recuaram estão reestatizando o serviço de saneamento. No Brasil,ele cita quecoma privatização da Cedae, que é uma empresa parecida com a Sabesp, a tarifa de água e esgoto no Rio de Janeiro aumentou brutalmente. “Agente precisa ver o modelo, uma coisa é privatização, outra coisa é PPP, outra coisa é concessão. A gente não tem uma oposição de princípio. A lei da PPP foi aprovada no governo Lula, mas uma PPP e uma concessão precisade transparência, precisa ter clareza dos seus objetivos, precisa ter métrica para ser avaliada, ela não pode ser uma coisa ideológica”, afirma o Antonio Donato. Ele também ressalta que: “Para partir do princípio de que concederou fazer PPP é bom para o município. Você tem que avaliar caso a caso. No caso da Sabesp a privatização, me parece que não cabe. Hoje a Sabesp já tem 50% dos seus acionistas na Bolsa de Valores, e isso já gera uma pressão de lucro para esses acionistas em contra posição aprestação de serviço público. Então, já é um problema hoje, piorar este problema não parece ser a solução”, aponta Donato.
A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto O Movimento Hip Hop e os Narradores Urbanos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.