Funcionários de restaurante de comida japonesa são resgatados de trabalho análogo à escravidão na zona leste

Funcionários de um restaurante de comida japonesa foram encontrados em situação análoga à escravidão na Zona Leste de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, 15 pessoas estavam morando em um quarto aos fundos em situação insalubre. No comércio também foram achados alimentos vencidos.

A delegada do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Ivalda Aleixo, informou que o flagrante ocorreu depois que policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Liberdade Pessoal receberam denúncia do Ministério Público do Trabalho sobre a situação do estabelecimento.

No local, as equipes encontraram o restaurante em funcionamento, mas constataram que 15 pessoas que vieram da região Nordeste do Brasil estavam sendo mantidas em condições precárias.

Segundo a delegada, o local onde estavam os funcionários tinha zero de higiene e era muito pequeno. O ambiente era mofado, a geladeira não funcionava e o café que era feito de manhã, fica exposto o dia interior, servido aos trabalhadores.

O padre e professor Ricardo Rezende Figueira, antropólogo, coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas de Direitos Humanos da UFRJ, explica quais são as características do trabalho análogo à escravidão no Brasil.

“Uma característica muito comum é a violação da liberdade de ir e vir, se houver algum tipo de aprisionamento. E isso pode se dar por ameaça por arma; pode se dar pela geografia de uma pessoa que foi tirada de uma região para outra, por exemplo. Outra característica que poderia também pesar é se a pessoa tem uma dívida que a aprisiona em um trabalho. E um outro aspecto é se o trabalho é degradante ou exaustivo ou ainda se é consolidado em locais insalubres”, explica.

De acordo com a polícia, uma mulher que se apresentou, como gerente do restaurante foi presa em flagrante, por crime contra as relações de consumo e relacionado à condição análoga de escravo. Ela passou por audiência de custódia e foi liberada com restrições.

A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto O Movimento Hip Hop e os Narradores Urbanos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Funcionários de restaurante de comida japonesa são resgatados de trabalho análogo à escravidão na zona leste

INFORMATIVO: Funcionários de restaurante de comida japonesa são resgatados de trabalho análogo à escravidão na zona leste