Vacina bivalente contra a covid é disponibilizada para toda a população acima de 18 anos
O Ministério da Saúde anunciou que toda a população acima de 18 anos de idade já pode tomar a vacina bivalente contra a covid-19. O reforço pode ser administrado em qualquer pessoa que tenha recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes.
Segundo o Ministério, a medida deve ajudar a imunizar cerca de 97 milhões de pessoas. A médica sanitarista Karina Calife fala sobre a importância da vacinação para proteger a forma mais grave da doença.
“A gente continua tendo casos de covid-19 e as primeiras vacinas que nós tomamos não eram bivalentes. Esse novo imunizante bivalente é capaz de proteger contra mais de uma versão do vírus de uma vez só. Então, é de grande importância essa imunização. As vacinas são extremamente seguras, sem efeito colateral praticamente, por isso, a população deve se vacinar para proteger, inclusive, aquelas pessoas que não podem tomar a vacina”.
As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Aprovadas pela Anvisa em novembro de 2022, os primeiros lotes desses imunizantes chegaram ao país em dezembro.
Em 2023, cerca de 4,7 mil brasileiros morreram em decorrência das complicações da covid-19. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% das vítimas tinham mais de 60 anos.
A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto O Movimento Hip Hop e os Narradores Urbanos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.