São Paulo tem mais de 100 parques como opção de lazer
Os parques são uma ótima opção de refúgio para um momento de lazer e contato com a natureza em meio a correria do dia a dia e do excesso de concreto da capital paulista.
A pandemia fez com que uma parte significativa da população passasse a dar mais valor a espaços abertos e ao contato com lugares como parques e praças, áreas verdes.
Existem em São Paulo 106 parques municipais e estaduais espalhados pela cidade. São menos de 12m2 de área verde por habitante, número abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
O acesso aos parques são livres e gratuitos, o horário de funcionamento depende da administração de cada área, mas normalmente iniciam cedo, antes das 7h e finalizam entre 18h e 20h.
Cada parque possui um conselho gestor; os parques municipais de São Paulo estão em processo de eleição. O Conselho gestor dor parques foi criado em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, o cadastro para participar das eleições do segmento frequentador dos Conselhos Gestores dos Parques Municipais teve início no dia 7 de março. As eleições ocorrerão online por meio do site svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br, entre os dias 14 e 20 de março. Para votar, é necessário ter mais de 16 anos e ser frequentador dos parques.
Veja a relação de parques na zona sul:
Parque Estadual Fontes do Ipiranga
Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Ecológico do Guarapiranga.
Parque Comandante Jacques Cousteau
APA – Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia
A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto A cultura da live. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.