Rapper do Pânico Brutal fala sobre relação do grupo com as comunidades de SP
Com mais de 30 anos de estrada, o grupo de rap Pânico Brutal, da zona sul de São Paulo, vem em 2024 com uma nova formação. Diego Sousa, conhecido no mundo artístico como Diego SBS, e Negro D seguirão fazendo o rap combatente, denunciando as desigualdades sociais e a ausência e omissão do estado nas periferias.
No Pânico Brutal desde 2014, a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo conversou na última semana com o produtor artístico Diego SBS. Ele integra também o Coletivo Perifatividade, formado por poetas, educadores, produtores culturais e músicos (como ele) – oriundos da região do Fundão do Ipiranga.
Na conversa, Diego falou sobre a relação do grupo de rap Pânico Brutal e do Coletivo Perifaatividade com as comunidades de São Paulo.
“O Pânico existe por conta da nossa quebrada. O objetivo do Pânico Brutal é a existência da nossa quebrada. Nós estamos inseridos dentro dos movimentos populares. O Pânico não é só um grupo de rap. Ele é formado por um coletivo de ativista que participa e fortalece as ações dentro das comunidades. Na pandemia, realizamos diversas ações, ajudamos a região. Para minimizar os efeitos da fome, fizemos uma live muito boa e, a através dela, arrecadamos 30 cestas básicas que foram distribuídas na nossa região. O Pânico, e também o Coletivo Perifatividde, do qual eu faço parte, está dentro das escolas. A gente leva a nossa vivência na comunidade para dentro dos colégios para incentivar os nossos jovens na literatura, música, arte e cultura. Não tínhamos isso na nossa época, por exemplo”.
Na última sexta-feira (22), o Coletivo Perifaatividade estreou seu podcast, Perifa em Prosa. No bate-papo entre amigos, a periferia foi retratada exatamente como ela é. Acesse o canal da Coletivo Perifaatividade no Youtube e confira.
E você que quer acompanhar o rap combatente do Pânico Brutal, é só acessar as páginas do grupo nas redes sociais. No Instagram o endereço é instagram.com/panicobrutal_oficial e no Facebook.facebook.com/panicobrutal.
Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo.
A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.