Estimativa quase 74 mil novos casos em 2024 reflete a importância do diagnóstico precoce
Em 2024, o câncer de mama continua sendo o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, com uma estimativa de 73.600 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No estado de São Paulo, a previsão é de 20.470 novos diagnósticos, números que reforçam a urgência da conscientização e da prevenção. A oncologista Solange Sanches, do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo Cancer Center, destaca a importância do diagnóstico precoce e do rastreamento por meio da mamografia, indicado a partir dos 40 anos.
“As mulheres podem ser acometidas pelo câncer de mama em qualquer idade. Para o diagnóstico precoce, o rastreamento do câncer de mama, por meio da mamografia, é indicado a partir dos 40 anos. A medicina no Brasil vive um momento de identificar lesões pequenas, que não são encontradas em exame clínico. Para mulheres mais jovens, com histórico familiar de câncer, é importante consultar um especialista para avaliar a necessidade de exames específicos. Fazer rastreamento para diagnóstico precoce é muito importante”, afirma a especialista.
A detecção precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento, salvando vidas. Esteja atenta e realize seus exames regularmente! Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa.