Mudanças climáticas favorecem a proliferação do mosquito da Dengue

As mudanças climáticas, o aumento das temperaturas e o El Niño têm influenciado no aumento dos casos de Dengue em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, entre julho de 2023 e a segunda semana de janeiro de 2024, o Brasil registrou mais de 305 mil casos de dengue, número que representa um aumento de 38% em relação ao mesmo período monitorado entre 2022 e 2023.

O infectologista Kleber Luz, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde para a Dengue, ressalta que essa combinação aumenta o tempo de vida e área de atuação do Aedes Aegpti, mosquito transmissor da doença. “Com o aumento da temperatura do clima as mudanças climáticas quanto mais alta a temperatura maior proliferação do mosquito então não só haverá um aumento no número de casos como a expansão da área de acometimento”.

Isso faz com que a participação da população no combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti seja mais decisivo. Desta forma, ações como evitar água parada em pneus, pratos de plantas, vasilhas de água de pets, e calhas, além de cobrir caixas d’água, piscinas e vasos sanitários, bem como recolher o lixo acumulado tornam-se ainda mais fundamentais.

A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: