Conheça a rede de apoio à população LGBTI em São Paulo

A população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulher Transexual, Homem Trans e Intersexual) vítima de violência, preconceito e discriminação podem ser atendidas pelos Centros de Cidadania LGBTI.

Nestes locais há prestação de apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações. Os Centros de Cidadania LGBTI também realizam a promoção da cidadania através de cursos, debates, palestras e seminários.

Outro programa disponibilizado pelo município é o Transcidadania, criado em janeiro de 2015 pela gestão Haddad, ele oferece bolsa mensal para pessoas trans que se comprometem a buscar a progressão escolar nas escolas públicas referenciadas. Os participantes recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 1.097,25 ( mil e noventa e sete reais e vinte e cinco centavos), por seis horas de atividades diárias.

A proposta é fortalecer as atividades de inclusão profissional, reintegração social e resgate da cidadania para a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans em situação de vulnerabilidade.

Cada beneficiário recebe acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico durante os dois anos de permanência no programa. O Transcidadania é norteado por três eixos de atuação: autonomia, cidadania e oportunidades.

Para ter acesso ao programa, a pessoa trans ou travesti em situação de vulnerabilidade deve ficar atenta as datas para inscrições. A última aconteceu em dezembro.

O programa é descentralizado nos Centros de Cidadania LGBTI da prefeitura. Em 2020 (dois mil e vinte), o número de vagas do programa passou de 240 (duzentos e quarenta)  para 510 (quinhentos e dez) bolsas.

Outro serviço que passou a atender a população LGBTI vítima de abuso e preconceito é o 156 (Um, cinco, meia) da prefeitura de São Paulo.

Na região do Grajaú não possuem Centros de Cidadania LGBTI, mas os serviços de apoio são ao público LGBT na região disponibilizados pelo Núcleo de Direitos Humanos de Capela do Socorro – Descomplica SP, localizado na rua Cassiano dos Santos, 499 (quatrocentos e noventa e nove) – Rio Bonito.  Neste local o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 (oito) às 16 ( dezesseis) horas .

REPORTAGEM POR DIANE COSTA

Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

VÍDEO: Conheça a rede de apoio à população LGBTI em São Paulo