Cidade de São Paulo possui programa de cremação social

Programa é destinado para famílias de baixa renda e doadores de órgão do município.

O Programa de Cremação Social institui que famílias de baixa renda e de doadores de órgãos, possam cremar seus entes queridos sem custo. Esse projeto foi aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de São Paulo em 15 de julho de 2021 e sancionado pelo prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, em 27 de julho.
A permissão da gratuidade vai seguir os mesmos critérios que regulamentam os serviços funerários, dos cemitérios e de cremação na cidade de São Paulo, ou seja, aos munícipes que comprovem a inclusão no Cadastro Único, com famílias que ganham até três salários mínimos, e com comprovação da doação dos órgãos do falecido, mesmo que não fique comprovada o efetivo aproveitamento.
Para justificar o projeto de lei, o governo municipal argumentou sobre a necessidade de atender as famílias que não têm condições de custear os serviços de cremação, ao mesmo tempo em que o número de mortes em decorrência da pandemia do coronavírus aproximou do limite a capacidade de sepultamentos em cemitérios públicos.

A capital possui um único crematório municipal, o Dr. Jayme Augusto Lopes, popularmente conhecido por “Crematório Vila Alpina”, localizado no Jardim Avelino, Zona Leste.

REPORTAGEM POR HIGOR DEL CARMO.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Informativo: Cidade de São Paulo possui programa de cremação social