1º Centro TEA da América Latina é inaugurado em São Paulo 

Instalação oferece mais de 300 sessões individuais e 1.430 atividades coletivas por mês; agendamentos podem ser feitos pelo site.

No Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, a Central das Rádios Comunitárias participou da inauguração do primeiro Centro TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) da América Latina, localizado no bairro de Santana, na Zona Norte da capital paulista.

Batizada em homenagem à procuradora do Município e mãe atípica Marina Magro Beringhs Martinez, a instalação oferece uma ampla gama de serviços e oficinas para promover o desenvolvimento, a inclusão social e a autonomia, por meio de espaços sensoriais e isolamento acústico, proporcionando maior conforto e bem-estar às pessoas neurodivergentes.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira, destacou a importância do espaço, não só para a cidade, mas também para o país:

“O autismo vem crescendo na sociedade, e nós não tínhamos um centro para reabilitação, treinamento e atendimento adequado. Então, é uma grande obra que será replicada pelo Brasil afora.”

Para atender aos visitantes, o Centro TEA conta com piscina coberta e aquecida, biblioteca, quadra poliesportiva, brinquedoteca, jardim sensorial e salas de música, artes e informática. Além disso, possui o setor “Vida Diária”, que oferece atividades básicas do cotidiano, estimulando habilidades de autocuidado, como higiene pessoal, vestimenta e organização dos pertences.

A secretária municipal para Pessoas com Deficiência, Silvia Grecco, responsável pela pasta, afirmou que estar presente na inauguração e ver esse projeto se tornando realidade é a realização de um sonho:

“A gente precisa de muito amor no coração. Quando você faz com amor, as coisas fluem. Aqui será um espaço com uma energia maravilhosa, e isso me deixa muito feliz e emocionada.”

Além disso, o Centro TEA oferecerá capacitações especializadas para acesso ao mercado de trabalho, estimulando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio de programas de qualificação profissional, estágios e oportunidades de emprego.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que São Paulo está investindo na capacitação de profissionais para melhor atender os visitantes da instalação:

“Já está publicado hoje no Diário Oficial um curso para 2.000 professores, para que eles possam aperfeiçoar sua relação e suas aulas com pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Vamos realizar essa licitação com uma instituição especializada na formação de educadores sobre como lidar com alunos autistas. Estamos avançando nesse sentido.”

Por Luiza Borgli e Elder Oliveira 

A Central de Notícias da Rádio Onda para a vida é uma iniciativa do Projeto “Som de preta da quebrada: O funk como empoderamento feminino”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora

VÍDEO: 1º Centro TEA da América Latina é inaugurado em São Paulo

Ouça a notícia: 1º Centro TEA da América Latina é inaugurado em São Paulo