Novo equipamento voltado para pessoas com TEA deve ser entregue em 2024

O primeiro Centro Municipal para pessoas com transtorno do espectro autista tem previsão para ser concluído ainda em novembro deste ano.

Por: João Victor Montoza

Com investimento de 38,7 milhões de reais, o Centro Municipal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é pioneiro na américa latina, e será construído em uma área de 5.000 m² com o objetivo de atender crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos.
O Prefeito Ricardo Nunes esteve presente no lançamento da pedra fundamental do futuro Centro TEA em agenda que marcou o início das obras. A chefe da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, conversou com a Central de Notícias das Rádios Comunitárias, sobre como foi idealizado o processo de acessibilidade e cuidado com a pessoa com o transtorno do espectro autista.
“Nós pensamos muito, trabalhamos com uma equipe técnica multidisciplinar para poder entender tudo aquilo que precisava ser feito aqui para que eles pudessem realmente serem acolhidos, então além do espaço físico arquitetônico ter acessibilidade, nos estamos preocupados com a acessibilidade comunicacional, latitudinal, para que todos possam ser bem recebidos”
A Secretária também comentou sobre a importância de haver um espaço que coopere e ajude no desenvolvimento de adultos e idosos com TEA, pois a grande maioria das assistências sociais públicas hoje, atendem somente o período da infância. Este também foi um alerta dado por Daniela Foroni, Presidente da Associação Azuis da Leste, e mãe atípica de Pedro, um jovem que convive com o transtorno do espectro autista. Ela comentou sobre a expectativa em ver o projeto finalizado, e as dificuldades que enfrenta com a falta de acessibilidade.
“Nós temos a quase 70 famílias, e na sua grande maioria (as pessoas com TEA) são maiores de 16 anos, então esse público já não tem mais atendimento, e o centro TEA, representa muito para nós, porque é o momento onde os atendimentos acabam e a vida deles e as nossas como mães atípicas, como famílias continuam, então nós viemos aqui para dar um apoio, e para acompanhar, esse projeto que é muito bacana, e que é uma coisa que eu espero há 21 anos.”
O novo equipamento público municipal espera receber cerca de 1.000 pessoas por dia e deve realizar uma média de 20 mil atendimentos por mês. O centro procura desenvolver áreas como cultura, esporte, empreendedorismo, cursos de formação e autonomia social.

A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: