Intolerância Religiosa

Adailton Moreira do terreiro Ilê Omijuarô fala sobre o impacto da violência na vivência das religiões de matriz africana.

A intolerância religiosa vem crescendo. Sabemos através do noticiário que o Racismo religioso, o ódio para além do culto e vem crescendo nos últimos.

O babalorixá Adailton Moreira, responsável pelo terreiro de candomblé Ilê Omijuarô fala sobre o impacto da violência na vivência das religiões de matriz africana.

“A intolerância religiosa é um ato que abrange diversas tradições religiosas. Mas o racismo religioso ele está calcado muito mais nas questões da população negra em si. . Então a gente sabe que o racismo é já algo inerente à população negra, a gente vai ver que essas tradições elas sofrem muito mais por conta da negação, da invisibilização e da da própria ligação da da contribuição da população negra no nosso País. Então você tem a o racismo religioso, você tem o racismo institucional,há assim um ambiental , que tem a ver historicamente com a negação da população negra. A população negra que de sua grande maioria pertence as tradições de matrizes africanas. E eu creio que é importante que o Estado brasileiro se responsabilize conta desse desses ataques e desses discursos de ódio as tradições de matriz africana e a própria população negra em si. Eu creio que ter importante políticas públicas cada vez maiores para que as pessoas possam sentir o peso do direito.”

A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto O Movimento Hip Hop e os Narradores Urbanos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Intolerância Religiosa

INFORMATIVO: Intolerância Religiosa