Prefeitura de São Paulo lança de material antirracista na Educação Infantil
A Prefeitura de São Paulo anunciou no dia luta contra a discriminação racial 21 de abril, a impressão do currículo antirracista e a compra de 128 mil bonecas e bonecos negros e migrantes que serão destinadas às escolas de educação infantil.
O documento tem mais de duzentas e vinte páginas e aborda conceitos como raça, racismo, preconceito, discriminação. Aponta direções para que as escolas incentivem o conhecimento à diversidade brasileira e potencializem práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas.
O lançamento da cartilha faz parte de uma política pública implementada por meio de parceria das secretarias municipais de Educação (SME) e Relações Internacionais (SMRI) para combater o racismo estrutural na sociedade a partir da educação.
Desde 2003, porém, o ensino da história da África, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade estão previstos em lei federal.
A gestão municipal defende que o currículo antirracista forneça subsídio para a implementação da lei – embora somente agora, 20 anos depois de ter sido sancionada. De acordo com a Prefeitura, o documento “Orientações Pedagógicas: povos afro- brasileiros” complementa outras publicações já disponíveis que trata dos povos indígenas e dos povos migrantes.
As populações estão no foco dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), da SME, que tem por missão fomentar a educação antirracista e não xenofóbica, contribuindo para a valorização da diversidade.
A versão digital do currículo antirracista foi lançada em novembro do ano passado, durante a II Expo Internacional Dia da Consciência Negra. Agora, ao longo do semestre, 29.500 cópias impressas serão entregues para toda a Rede Municipal.
Em discurso, o prefeito Ricardo Nunes comentou sobre o projeto :.
“Esse é o terceiro ano que a gente faz essa ação importante de combate ao racismo na rede municipal, e agora no currículo da cidade, que é muito importante, a gente vai ter agora esse material que orienta, para complementar todas a ações de combate ao racismo e destacar bem, que dentro do conteúdo pedagógico para a gente poder tratar desse tema anti racismo, temos essas bonequinhas que são 128 mil (unidades) que fazem parte de todas as ações dos professores em sala de aula, para que gente possa fazer esse conteúdo pedagógico tratar desse tema tão importante, então acho que a cidade de São Paulo, mais uma vez inova, sai na frente em ações muito importantes de combate ao racismo.”
A Central de Notícias da Rádio ZONA SUL é uma iniciativa do Projeto O Movimento Hip Hop e os Narradores Urbanos. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo. Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.