Pessoas de extrema vulnerabilidade social tem chance de voltar ao mercado de trabalho
O centro de capacitação profissional da prefeitura de São Paulo, oferece cursos e auxílio financeiro
Por Romulo Bonfim
Pessoas em situação de vulnerabilidade social, recebe um novo centro de capacitação profissional para retornar ao mercado de trabalho. O POT — Programa Operação Trabalho, inaugurado na terça-feira, 16 de janeiro, em São Paulo, oferece cursos de costura, zeladoria, manutenção, apoio administrativo e muitos outros.
Visando acelerar a reinserção dos participantes do programa ao mercado de trabalho, são oferecidos serviços de zeladoria, manutenção e apoio administrativo, em locais públicos, com uma carga horária de 20 a 30 horas semanais. Os beneficiários terão auxílio financeiro que varia entre R$ 988,34 a R$ 1.482,60 Bruce Lee dos Santos, um dos beneficiários do programa, atualmente trabalha como coletor de resíduos da cidade, afirma que participar do POT, permitiu a mudança de vida tanto sua, quanto da família.
“No momento mais difícil da minha vida, eles me deram a mão. Me ensinaram que o primeiro passo você não só dá quando é pequeno, mas também quando é adulto. Agora meu objetivo é crescer o mais alto que você imagina”, afirma Bruce, entusiasmado.
Localizada na região do Anhangabaú, centro histórico da cidade, possui infraestrutura composta por salas de costura com máquinas profissionais, laboratório de informática, salão de beleza, cozinha industrial, entre outros espaços de apoio, para a capacitação dos beneficiários Alteração na lei
Sancionada em 2001 e revisada no ano de 2003, a lei 13.178/2001, visa estimular à busca de ocupação profissional ao trabalhador, pertencente a famílias de baixa renda e inseri-las ao mercado de trabalho .
A coordenadora municipal da diversidade sexual, Leo Áquilla, aprova o projeto, porém ressalta que os beneficiários não deveriam perder a remuneração, assim que consigam um emprego. No entanto, a lei que autoriza a ação deveria ser alterada, reitera a coordenadora.
“ Precisamos mudar essa lei e permitir que as pessoas continuem com essa renda, caso elas consigam um trabalho. Primeiro porque é provisório e uma renda a mais, vindo da iniciativa privada, não onerará em nada à prefeitura”, declara a coordenadora.
Apoio da iniciativa privada
A iniciativa privada é uma das aliadas para um ótimo resultado do programa operação trabalho, onde disponibilizará vagas de emprego, aos beneficiários do projeto.
O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), esteve na inauguração do centro, e ressaltou que o empresariado deve participar do POT, para ofertar o maior número de vagas de empregos.
“ O pessoal do privado, deve ajudar disponibilizando as vagas e ofertando para essas pessoas. Além disso, podem fazer pelo CAT — Centro de Apoio ao Trabalho, onde eles disponibilizam a vaga e a gente encaminha os currículos”, explica o prefeito.
A Central de Notícias da Rádio ONDA é uma iniciativa do Projeto “A PERIFERIA INSURGENTE”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.