Programa cria: centro cultural do Grajaú é um dos espaços que deve receber projeto de inovação

Jovens selecionados irão atuar por oito meses, recebendo auxílio mensal de R$1.200,00.

A Secretaria Municipal de Cultura lançou um novo programa para realizar inovações nos espaços culturais da cidade de São Paulo, através do olhar e das ideias de jovens periféricos. O Programa Criatividade – CRIA – irá oferecer formação prática e teórica em assuntos e pautas de gestão pública, gerir processos de pensamento crítico e criativo, agenda de objetivos de desenvolvimento sustentável, além de facilitar o contato com diversos representantes de iniciativas culturais.

Para participar, os candidatos devem apresentar uma ideia de projeto inovador para fortalecer a relação da população com um espaço cultural municipal. O Centro Cultural do Grajaú é um destes espaços e os jovens da região podem se inscrever. No projeto também deve constar a trajetória do espaço com a comunidade do entorno e como potencializar as ações oferecidas.

Ao final, serão selecionados 101 jovens periféricos para criar, planejar e implementar estes projetos inovadores nos 101 espaços culturais da cidade de São Paulo. Eles terão oito meses para desenvolver estas ideias e atuar nos espaços, com uma ajuda de custo de R$1.200,00, além de vale transporte, vale alimentação, seguro de vida, auxílio atividade remota e um certificado para atestar a veracidade das ações prestadas.

As inscrições vão do dia 11 de dezembro a 10 de janeiro de 2022. Para classificação, haverá ações afirmativas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiências físicas, pontuação extra para população trans e cota de participação para jovens que participaram do Programa Jovem Monitor Cultural. O link para inscrição no programa, pode ser encontrado no perfil do Instagram, @programacriatividades.

CENTRO CULTURAL GRAJAÚ

O Centro Cultural Grajaú é um espaço de entretenimento e cultura para a região do extremo sul da capital paulista. Surgiu como Casa de Cultura de Interlagos em 1990. Em 2009, se transformou em Casa de Cultura Palhaço Carequinha e migrou para o atual prédio que antes era um sacolão. Em Julho de 2012, a Casa de Cultura recebeu o título de Centro Cultural Grajaú, inserindo o calçadão cultural nas programações oficiais do equipamento. Hoje o Centro Cultural Grajaú conta com diversas oficinas gratuitas e eventos culturais. São duas salas destinadas para oficinas, uma sala de cinema com 120 lugares, um teatro e um anfiteatro ao ar livre. O Ponto de Leitura Graciliano Ramos (com acervo aproximado de seis mil livros) compõe o complexo cultural na região do Grajaú.

REPORTAGEM POR HIGOR DEL CARMO

Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Programa cria: Centro Cultural do Grajaú é um dos espaços que deve receber projeto de inovação